Escritório de Mesa

Nº de referência da peça: 
F797

Contador Indo-Português de formato paralelepipédico, em teca, sissó e ébano, marchetado de marfim com decoração em mosaico sadeli. Frente com dez gavetas, simulando doze, todas iguais e em perfeita simetria na decoração. O exterior está decorado na reserva central por uma sequência de arcos contra-curvados de perfil islâmico. Estes rodeiam uma elipse preenchida por rosáceas elaboradas a partir de embutidos de marfim tingido de verde, jogando em alternância com os embutidos geométricos de marfim de cor natural, de madeira de sissó e de ébano, salientados por filetes de cobre dourado.

Borda debruada por uma dupla moldura obtida a partir de um filete de marfim embutido, em cujo interior surge uma tarja de corolas contínuas e equidistantes. O mesmo tipo de decoração repete-se nas ilhargas, onde se aplicam as pegas para transporte. As gavetas de pequeno tamanho exibem uma decoração muito rica em desenho e policromia. O espelho da fechadura é recortado e gravado com uma águia bicéfala, representação do poder e da nobreza dos grandes impérios.

A composição é primorosa e cada painel de mosaico é concebido para tirar o máximo proveito das cores contrastantes e texturas de materiais exóticos e valiosos.

Teca, sissó, ébano e marfim

Guzarate ou Sind;

séc. XVII

Dim.: 31,0 x 51,0 x 31,3 cm

Teak, sisso, ebony and ebony

Guzarat or Sind

17th c.

Dim.: 31,0 x 51,0 x 31,3 cm

Referências: / References: JAFFER, Amin; Luxury goods from India: the art of the Indian cabinet-maker; Victoria and Albert Museum; London, 2002

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Mobiliário
Peças Vendidas

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.