Gomil D. João V

Nº de referência da peça: 
B206

Gomil em forma de elmo invertido, onde proliferam elementos do barroco, particularmente bem cinzelados e repuxados. Apresenta boca larga e está assente em pé circular.

No bojo, a parte inferior é envolvida em ondas rocaille, que partem de uma concha de estrutura helicoidal, perfeitamente desenhada e marcada por linhas sinuosas, assente numa corola de pétalas abertas e moldurada por dois frisos paralelos de ponteados. A parte superior é lisa decorada com uma concha estilizada.

Boca de bordo liso, largo e sinuoso, moldada num riquíssimo trabalho de cinzel, sobre prata repuxada e decorada com cercadura de aletas, em articulação com rocalhas e palmetas, donde emanam caneluras que acompanham a forma até ao bico, num perfeito estilo Joanino.

Asa de expressão rocaille formando um “C”, lançada em voluta com enrolamentos, com curva superior rematada por motivo floral estilizado. Assente em base campanular larga, de perímetro polilobado, emoldurada por duplo friso e gravada com nervuras e flores cinzeladas em relevo.

Marca de ensaiador de Lisboa (1750–1770)

Marca de ourives Basílio Pires Querido (1750–1804)

Alt.: 30,0 cm Peso: 1240,0 g

A King D. Jioão V (1706-1750) Portuguese Silver Ewer

Lisbon assay mark (1750–1770)

Makers Mark Basílio Pires Querido (1750–1804)

Height: 30,0 cm Weight: 1240,0 g

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.