Par de Bancos D. João V / D. José

Nº de referência da peça: 
A452

Nogueira pintada e dourada
Portugal, séc. XVIII
Dim.: 49,0 × 50,0 × 50,0 cm

Pair of D.João V (1706-1750) / D. José (1750-1777)
Painted and gilt walnut
Portugal, 18th century
Dim.: 49,0 x 50,0 x 50,0 cm

Importante e majestoso par de bancos de transição de D. João V/D. José em nogueira ricamente entalhada, pintada de verde-escuro e dourada.
Assento em forma quadrangular com aro dourado, emoldurado e recortado, acentuado nos cantos de onde saem as pernas galbadas, de saída brusca, que acompanham a cintura, pintadas de verde-escuro, e decoradas com concheado dourado. Uma grande concha simétrica a ouro sobressai a meio da cintura e extravasa a mesma em forma de saial. Está ladeada por moldura também dourada que se estende e se adoça em “S” e “C” em curva e contracurva até aos joelhos das pernas, unidas ao centro por travejamento em “X” que terminam em pé de sapata.
O coxim amovível em tecido preparatório está encaixado em rebaixo feito no interior da cintura.
A transição lenta que se opera no estilo dos moveis portugueses, de meados do século XVIII reflete-se nestes bancos, onde a forte personalidade joanina vai cedendo lugar ao esbatimento das formas e à nova estética Rocaille, do período seguinte. A sua estrutura, com as pernas de saída brusca e joelhos largos e os recortes acentuados, ligam-se ainda à robustez, característica do período Joanino. No entanto, notam-se já particularidades da época de D. José I, visíveis na utilização dos pés em sapata, assinalados no prelúdio josefino, e principalmente nos ornamentos que apesar de simétricos e ainda profundos, fragmentam-se em estilizações mais ou menos acentuadas nos concheados entalhados das pernas e na extensão da concha do saial.
A Lei Pragmática promulgada (em 1749) por D. João V, pouco antes da sua morte, que proibia a importação de móveis, contribuiu para a criatividade e saber dos nossos marceneiros, que para além de absorverem a tendência artística europeia conseguiram desenvolver um estilo nacional, particular e requintado, como bem exemplifica este par de bancos.

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Rare and stately pair of exuberantly carved, green painted and gilt walnut stools dating from the 3rd quarter of the 18th century.
Square gilt seat rail of slightly bombé profile and accentuated corners from which project the pronounced knees and cabriole legs decorated by a carved and gilt shell pattern ending in scroll feet and joined by X shaped stretchers. A large symmetrical gilt shell overhangs the centre of each seat rail forming an apron, framed by equally gilt C and S scrolls. The drop-in seats fit into an inner seat rail abasement.

The slow stylistic transition in Portuguese mid 18th century furniture is clear in this pair of stools in which the strong individuality of the D. João V period is being replaced by a loosening of shapes reflecting the new Rocaille aesthetics that will define the oncoming reign.
By their structure, pronounced broad knees and accentuated profiles, this pair of stools draws from the imposing, heavier character of the D. João V reign. However there are already some characteristics that define the D. José period, namely in the virtuosity of the ornamental language and in such decorative aspects as the scroll feet and the more stylized carving patterns.

In 1749, shortly before the end of his reign, D. João V promulgated a new law prohibiting the importation of foreign furniture. This protectionist decision promoted the artistic enhancement of Portuguese cabinet making and the development of a highly individual and sophisticated national style, albeit drawn from contemporary European aesthetic currents, clearly present in this pair of stools.

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