Pietá

Nº de referência da peça: 
F1042

Pietà
Marfim
Ceilão, séc. XVII
Dim.: 9,0 × 11,0 cm
F1048
Expo.: ‘Venans de Loingtaines Voyages' Bordéus, 2019, n. 28

Pietà
Ivory
Sinhalese-Portuguese, late 16th – early 17th century
Dim.: 9.0 × 11.0 cm
Prov.: M.H.R. collection, Lisbon
Exhib.: ‘Venans de Loingtaines Voyages' Bordeaux, 2019, n. 28

Rare mid and low relief ivory plaque of superb sculptural quality. It depicts the Christian theme of the Pietà (Piety), centered on the body of Christ, supported by the Virgin Mary and flanked by two angels. The Virgin leans to the right, cradling the twisted body of her Son and supporting him in her arms.
The figures are depicted in a precise and detailed manner following canons of Sinhalese-Portuguese imagery: hair carved out in delicate grooved locks curling at the tips, tapered faces, almond-shaped eyes, fine, slightly hooked noses and tight nostrils, fine closed lips. The hands figure well-shaped long spindle-like fingers, specific to Ceylonese sculpture.
The long tunic worn by the Virgin Mary is wrapped in a cloak of delicate folds lightly wrinkled along the edging, reinforcing the virtuosity of the craftsmen. Christ’s lention is
tied on the left while the two angels, with delicate feathered wings, wear gold-edged round collared tunics.
The sculptural quality of the carving and the detail of the composition, characteristic of the Ceylonese ivory carving workshops are apparent in the dynamics and expressive character of this piece, especially in the figure of Christ.
17th century Ceylonese ivory carving craftsmen were well familiar with contemporary European paintings, sculptures and engravings, which were widely circulated at the time throughout the Orient. These were often copied and reinterpreted as small, easily portable high and low relief plaques.

In this case it is possible that this plaque was specifically commissioned with a catechizing purpose in mind. For their didactic qualities these pieces were fundamental in the spreading of Christian doctrine throughout the whole of Asia, often being part of larger compositions within small oratories or altarpieces.

Rara placa de marfim esculpido em médio e baixo-relevo, de excelente trabalho escultórico, representando o tema iconográfico cristão denominado Pietà (Piedade), centrada no corpo de Cristo, amparado pela Virgem Maria, ladeados por dois anjos. Nossa Senhora inclinada sobre o lado direito, com o corpo em torsão de Jesus Cristo no regaço, segura o braço inerte do Redentor, e ampara o outro com a mão esquerda.
O tratamento das figuras de maneira delicada e precisa, confirma o cânone subjacente às imagens cíngalo-portuguesas: cabelos em madeixas de sulcos finos e justapostos nos anjos, ligeiramente aneladas nas pontas. Rostos de configuração afilada, olhos amendoados, nariz fino e adunco, de narinas apertadas, e boca pequena de lábios finos e fechados. As mãos são longas com os dedos bem demarcados, compridos e afuselados, exclusivos do singular entalhe cingalês.
Nossa Senhora veste túnica e manto com pregas quebradas de grande subtileza nas orlas, bem demarcadas. Jesus Cristo está coberto com o típico cendal de pregas com laçada lateral e os anjos com asas de penas bem desenhadas, vestem túnica de gola redonda e avivada.
A alta qualidade e o cuidado da representação, na riqueza dos detalhes, exclusiva dos escultores cingaleses, culminam no dinamismo e carácter expressivo da composição, especialmente na representação de Cristo.
Os escultores de marfim tinham à sua disposição pinturas, esculturas e gravuras europeias, que serviam de modelo a placas de alto e baixo-relevo.
Nesta situação particular torna-se bastante fiável a hipótese de se tratar de uma encomenda específica, baseada em protótipo gravado de cunho assumidamente catequizante.
A finalidade destas placas, pelas suas pequenas dimensões, tinha a vantagem de serem facilmente transportadas, revelando-se como elemento fundamental nas Missões Cristãs de toda a Ásia, dada a sua forte componente didática. Por vezes, faziam parte de pequenos oratórios ou até retábulos.
Os modelos eram, quase sempre, gravuras que circulavam, ao tempo, no Oriente, criando condições para o desenvolvimento miscigenado dos vários estilos artísticos, considerados de fusão, onde as formas artísticas ocidentais se deixaram moldar pelas técnicas, materiais e influências dos artesãos asiáticos. A execução desta placa, em particular, denota a influência de um figurino pictural europeu de estilo renascentista ou maneirista.

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