Prato oitavado

Nº de referência da peça: 
C655

Faiança portuguesa, “Desenho Miúdo”
Lisboa, 1660-1680
Diâm.: 30,5 cm
Proveniência: Colecção Marchante, Souzel; Colecção particular, Alcobaça
Reproduzido: A Influencia Oriental Na Cerâmica Portuguesa do Século XVII (cat.), Lisboa, M.N.A.A. 1994, p. 124, cat. 83; Arthur de Sandão, Faiança Portuguesa, Barcelos, Livraria civilização, 1988, pág. 42, fig. 25.

Octagonal plate
Portuguese faience “Desenho Miúdo”
Lisbon, 1660-1680
Diam.: 30,5 cm
C655
Provenance: Marchante collection, Souzel; Private collection, Alcobaça
Published in: A Influência Oriental Na Cerâmica Portuguesa do Século XVII (cat.), Lisboa, M.N.A.A. 1994, p. 124, cat. 83; Arthur de Sandão, Faiança Portuguesa, Barcelos, Livraria civilização, 1988, pág. 42, fig. 25.

Excepcional prato oitavado seiscentista de dimensão média, em faiança portuguesa, decorado a “desenho miúdo”, pintado a azul-cobalto e a negro de manganés sobre esmalte branco. Realçamos a qualidade e finura da pasta, a suavidade do vidrado estanífero e a beleza e intensidade do azul utilizado nesta peça.
O centro, definido por uma reserva octogonal, está preenchido por paisagem com edifícios de influência oriental e motivos vegetalistas onde se destaca uma exuberante palmeira. Este panorama enquadra uma invulgar representação da mitologia clássica, um homem nu com turbante a lutar com um touro, agarrando-o pelos chifres, tema que poderá representar o Sétimo Trabalho de Hércules – a “Captura do Touro de Creta”.
A aba de perfil curvo e largo é preenchida por uma paisagem exótica contínua, onde se evidenciam várias construções orientalizantes, palmeiras e outras árvores, assim como elementos vegetalistas soltos de inspiração chinesa.
Geralmente designado por “desenho miúdo”, o tema ornamenta integralmente algumas peças, servindo noutras de enquadramento a motivos ocidentais, como neste prato, numa interessantíssima criação, que reflecte a fusão da porcelana chinesa com o sentimento decorativo português, resultando um prato híbrido e original, onde se privilegia a liberdade criativa.
Os motivos pintados a azul são delineados a vinoso, influência das porcelanas chinesas Ducai do período de transição (1624-1644), reflectindo a resistência das oficinas de Lisboa, à concorrência Holandesa, nomeadamente a de Delft.
Para além da sua grande qualidade técnica e decorativa, salientamos a tipologia da aba, larga, com superfície esfericamente cavada e com marcada convexidade, semelhante a um prato da colecção do Museu Machado de Castro que está reproduzido no livro Faiança Portuguesa, Séculos XVI e XVII de Reynaldo dos Santos, pág. 36, fig. 14.
Na análise deste prato, Arthur de Sandão refere “… a feitura e beleza, das mais esmeradas que nos foi dado a examinar, justificam o apodo – porcelana de Lisboa” ….

--

Portuguese 17th century “desenho miúdo” plate, made in an exceptionally fine clay and decorated in an intense cobalt-blue and manganese–purple pigment applied on a particularly subtle and translucent tin-white enamel.
On the well, defined by an octagonal frame, a landscape with oriental looking buildings and vegetal motifs marked by an exuberant palm tree, encircling an unusual classical mythology scene of a turbaned naked man holding a bull’s horns, in a depiction of the 7th Labour of Hercules, the Capture of the Cretan Bull.
The curved, gently flaring lip, is decorated by a continuous band of oriental looking structures, palm and other trees, as well as loose vegetal elements of Chinese inspiration.
Normally defined as of “Desenho Miúdo”, the theme can be used in densely filled compositions or as a background for western motifs, as in the case of this plate, in a curious creation blending Chinese porcelain themes and Portuguese decorative grammars that results in a hybrid production of great creative freedom.
The cobalt-blue painted composition is outlined in purple, a characteristic influenced by Doucai transition period (1624-1644) Chinese porcelain, a detail that reflects an attempt by the Lisbon potteries at fighting the Dutch, particularly Delft, competition.
Additionally to its exceptional technical and decorative quality it is important to highlight the unusual type of wide curving lip, of marked convexity, similar to a plate at the Museu Machado de Castro, published in Reynaldo dos Santos Faiança Portuguesa - Séculos XVI e XVII, pg.36, fg. 14. About this plate Arthur de Sandão refers “…the manufacture and beauty, one of the most exceptional we have seen, justify the alias –Lisbon Porcelain…”

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Azulejos e Faianças

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.