Três Pratos de Pequenas Dimensões

Nº de referência da peça: 
C600, C600a, C601

Prato de Pequenas Dimensões (1)
Faiança portuguesa, Desenho Miúdo
Lisboa, 1660 – 1680)
Diâm.: 23,0 cm
C600a
Proveniência: Dr. António Miranda, Lisboa

Small Plate
Portuguese Faience “Desenho Miúdo” (Fine Drawing)
Lisbon, 1660 – 1680
Diam.: 23,0 cm
C600a
Provenance: Collection Dr. António Miranda, Lisbon

Prato de Pequenas Dimensões (2)
Faiança portuguesa, Desenho Miúdo
Lisboa, 1660 – 1680
Diâm.: 21,5cm
C600
Proveniência: colecção Ateneu Comercial do Porto, Porto; colecção Arthur de Sandão, Porto

Small Plate
Portuguese Faience “Desenho Miúdo” (Fine Drawing)
Lisbon, 1660 – 1680
Diam.: 21,5cm
C600
Provenance: Collection Ateneu Comercial do Porto, Oporto; Arthur de Sandão collection, Oporto

Prato de Pequenas Dimensões (3)
Faiança portuguesa, Desenho Miúdo
Lisboa, 1660 – 1680
Diâm.: 21,0 cm
C601
Proveniência: colecção Ateneu Comercial do Porto, Porto; colecção Arthur de Sandão, Portoo

Small Plate
Portuguese Faience “Desenho Miúdo” (Fine Drawing)
Lisbon, 1660 – 1680
Diam.: 21,0 cm
C601
Provenance: Collection Ateneu Comercial do Porto, Oporto; Arthur de Sandão collection, Oporto

Conjunto de três magníficos pratos oitavados de pequenas dimensões, de covo acentuado e aba larga, cobertos com esmalte estanífero branco e decorados a azul-cobalto com contornos a manganês (roxo vinoso), do século XVII, das oficinas de Lisboa, segundo a tipologia decorativa denominada de “Desenho Miúdo”. Pela sua qualidade, formato e padrão decorativo, estas peças são alvo de um enorme valor artístico.

Nos dois primeiros, o tema principal indica uma acção (1), com a inscrição ESCVTA [Escuta], que alude aos cinco sentidos, e um sinal de posse (2), o letreiro “PORTEIRA SEGVNDA” [Porteira Segunda], ambas as peças de proveniência conventual. Estas inscrições figuram em cartelas de índole maneirista e barroca europeia, rodeadas de composições vegetalistas.
O tema central do exemplar (3) é uma figura oriental no seu meio ambiente (arquitecturas e vegetações), aludindo à estória que se quer repetir e que se inspira nos contos chineses, observados pelos mestres oleiros nas peças de porcelana que então chegavam aos nossos portos.

As abas dos pratos reproduzem paisagens e figuras evocativas do discurso narrativo e erudito chinês, em especial do período de transição (1620-1683), entre as dinastias Ming e Qing. A forma oitavada dos pratos, formato raramente encontrado na faiança da época é reforçada pelas duas linhas a azul-cobalto que encerram a composição central e a dividem da aba. Confina-se a este local a representação em espelho de elementos, arquiteturais espontâneos, figurativos (animais e humanos) ou vegetalistas que dividem e se repetem aos pares, diametralmente opostos, nas abas. No tardoz das peças sobressaem quatro ramos com folhas a azul e roxo vinoso.

Os oleiros optaram por uma decoração de estilo pulverizado e gráfico, simplificando os motivos chineses e combinando-os com temas portugueses e europeus. O resultado é uma arte quase lúdica, de um sincretismo espontâneo delicado e elaborado, definindo uma estrutura de desenho onde sobressaem eixos longitudinais e cruciformes pela repetição dos mesmos elementos colocados em oposição.

São relativamente raros os exemplares de decoração em “Desenho Miúdo” que chegaram aos nossos dias, até porque esta produção teve um período muito curto de duração. Existem alguns exemplares em importantes colecções e museus nacionais, entre os quais, uma prato oitavado com a mesma tipologia do nosso exemplar (2) e que apenas difere na inscrição “PORTEIRA PRIMEIRA” (Inv. Nº 295 Cer MNSR).

--

A superb group of three small, 17th century shallow and wide brimmed octagonal plates, decorated in cobalt-blue with manganese-purple outlines on tin-white enamel. Most certainly a Lisbon pottery workshop production, these plates follow a typical decorative grammar known as “Desenho Miúdo”, characterised by dense, finely detailed compositions that draw inspiration from contemporary Chinese Porcelain.
For their evident manufacturing quality, unusual shape and erudite decorative composition, these pieces are exemplar to the artistic vigour of the Lisbon faience production in the second half of the 17th century.
On the first two plates, the central inscription, within the vegetal scroll wrapped Mannerist cartouche, refers respectively to an action, “ESCVTA” (Listen), allusive to one of the five senses, and to an ownership badge “PORTEIRA SEGVNDA” (Secondary Entry), both having been originally commissioned for use in convents or monasteries.
Differing from the previous, the third plate is centred by an oriental figure in a typically Chinese landscape, alluding to a story that the Portuguese painter attempts to replicate, without necessarily understanding, by observing the original porcelain plates that were arriving to Portuguese ports, in ever growing numbers, throughout the 17th century. The two parallel cobalt-blue lines framing the central composition, common to the three examples described, reinforce the octagonal shape.
Of common decorative grammar, the plates brims replicate landscapes and figures characteristic of the Chinese erudite narrative, particularly that from the Ming to Qing dynasties transitional period (1620-1683). The mirrored compositions of architectural, animal and human figurative and vegetal elements are repeated on diametrically opposed sides of the brim. On the back of each plate four equidistant cobalt-blue and manganese-purple leafy branches.
The painters chose a sprayed like decoration of almost graphic style, simplifying the Chinese vocabulary and combining it with Portuguese and European themes. The result is an almost recreational art, of spontaneous but elaborate syncretism, that defines a design structure by enforcing horizontal and cruciform axis, through the repetition of elements placed in diametrical opposition.
Faience pieces of “Desenho Miúdo” decoration are relatively rare, namely because they were only produced for a short period of time. The few still extant examples can be seen in major museums and private collections, namely one other octagonal plate, identical to one described here (2), but with the inscription “PORTEIRA PRIMEIRA” (Inv. Nº 295 Cer MNSR).

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Azulejos e Faianças

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.