Prato de aparato com Armas "Cunha" , Lisboa, 1620–1640
Provenance
Col. Particular, SantarémPublicações
ROQUE, Mário, Lisboa na Origem da Chinoiserie, Lisboa: São Roque, 2018 (pp. 94-95)Raro prato de faiança portuguesa do século XVII, de covo pouco acentuado, aba larga levantada e frete recuado, revestido de esmalte branco. A decoração segue o padrão típico da porcelana Kraak, do período Ming - Wanli, pintada a azul-cobalto.
O centro está preenchido por exuberante brasão com armas das família Cunha, de formato ibérico, por alguns designado de português, preenchido com nove cunhas, tendo por timbre um elmo fechado, completado vasto paquife de folhagem, de azul muito acentuado.
Aba dividida em oito reservas, cuja decoração alterna folhas de artemísia com cordões enrolados e ramos estilizados de boninas, separados por colunelos de laçadas suspensas, centradas por selos.
No tardoz, aba decorada por sete reservas iguais de flor estilizada, separadas por traços verticais.
Peça heráldica bem representativa da combinação equilibrada de um brasão ocidental, enquadrado nos habituais motivos ornamentais derivados da porcelana chinesa Kraak, característicos da decoração das faianças portuguesas deste período.
A exuberância dos brasões de armas encontrados nas representações heráldicas nestes pratos de aparato reflete muitas vezes a rápida ascensão social da burguesia na época- que rivalizava, em gosto e luxo, com a nobreza e alto clero – ávida destes produtos, símbolos de poder e riqueza.
Receba as novidades!
* campos obrigatórios
Processaremos os seus dados pessoais que forneceu de acordo com nossa política de privacidade (disponível mediante solicitação). Pode cancelar a sua assinatura ou alterar as suas preferências a qualquer momento clicando no link nos nossos emails.