Santo António com o Menino, Ceilão, séc. XVII
Further images
Raríssimo Santo António de marfim, sobre peanha baixa integrada, com molduras e “bicos-de-diamante”. Na mão direita, o Menino sentado com as pernas dobradas em posição de “yoga”, abençoando com a mão esquerda, numa alusão a Buddha e constitui um importante testemunho de miscigenação entre arte cristã e budista.
O Santo tem os olhos semi-serrados, numa expressão pensativa. Na cabeça, o maneirismo na representação do cabelo é marcado por goivadas e pela tonsura forte com cabelos indicados por pequenas incisões.
Em posição frontal, vertical e assimétrica, as vestes são tratadas duma maneira simples, o hábito bem esculpido com a orla levantada e o capuz caído nas costas. O característico hábito de franciscano aperta com o cinto de corda, tendo pendente uma ponta comprida com os nós que simbolizam as virtudes.
Apresenta-se com os atributos clássicos: numa mão segurando o Menino Jesus sentado sobre o livro e na outra seguraria certamente o ramo de açucenas.
O Menino Jesus representado com a iconografia de Salvator Mundi que abençoa os seus fiéis. Os olhos do Menino estão semicerrados, a expressão é calma e o sorriso hermético, de concentração expectante. A posição das pernas denota a sua inspiração oriental baseada na “Primeira Meditação de Buda”.
Join our mailing list
* denotes required fields
We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.