Jean-Baptiste Pillement (1728-1808)

Nº de referência da peça: 
D1690

Jean-Baptiste Pillement (1728–1808)
Untitled
oil on canvas
Unsigned and undated
Dim.: 37.5 × 54.0 cm

Provenance: Ricardo Espírito Santo Silva collection, Lisbon, and M. and F.H.C. collection, Lisbon

Illustrated in: ARAÚJO, A., “Jean-Pillement e o Paisagismo em Portugal no Século XVIII”, FRESS, Lisboa 1997 (pp.156 e 157)

Jean-Baptiste Pillement (1728-1808)
Sem Título
óleo s/ tela
Não assinado e não datado
Dim.: 37,5 × 54,0 cm

Proveniência: Ex coleção Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa e coleção M. e F.H.C., Lisboa

Reproduzido em: ARAÚJO, A., Jean-Pillement e o Paisagismo em Portugal no Século XVIII, FRESS, Lisboa 1997 (pp. 156 e 157)

In the field of Rococo chinoiseries, Jean Pillement became one of the most accomplished exponents of the genre, with prolific and successful production resulting from both, his talent as an artist and the fantasised manner in which he represented the supposed oriental compositions.
As major examples of his work in Portugal it is relevant to refer the paintings at the Palace of the Marquesses of Fronteira, in Lisbon, of great detail and refinement, and the frescoes at the Palaces of Seteais and of Ramalhão, both in Sintra.

No campo das chinoiseries rococó, Jean Pillement tornou-se um dos principais expoentes do género, com um prolífico e bem-sucedido trabalho, resultado do seu talento como artista e da forma fantasiada como imaginava as pretensas composições orientais.
Como exemplos importantes do seu trabalho em Portugal, lembramos aqui as pinturas do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, cheias de pormenor e requinte, e os frescos dos Palácios de Seteais e do Ramalhão, ambos em Sintra.

Nota:
As iniciais da datação de ambas as obras – “L’an,3 D,L,R” significam: Ano 3 De La Révolution – ou seja o ano 3 do Calendário Revolucionário francês que corresponde ao período entre 30 de Setembro de 1794 e 30 de Agosto de 1795. O calendário revolucionário foi imposto em França em 5 de outubro de 1793 tendo sido abolido por Napoleão em 31 de dezembro de 1805 restabelecendo-se o calendário gregoriano.

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pintura e Escultura

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.