Coleções

Excepcional par de castiçais neoclássicos em prata portuguesa transfurada, do ilustre prateiro lisboeta António Firmo da Costa. Fuste elegante, de fileiras lisas repousando em oito pétalas gomadas rematadas por pequenas contas. Copo com a mesma decoração separado do fuste por bolachas.

Nó elíptico com aplicação de duas reservas, uma com monograma gravado e arandelas rendilhadas com o mesmo formato. Assentes em base ovalada, vazada e serrada em gradinha, alteada por quatro pés triangulares salientes terminando em bola.

Raro e original recipiente em prata portuguesa do século XVII, concebido como uma escultura de cariz naturalista representando um mocho, peça de que se conhecem muito poucos exemplares e que teria sido utilizada durante o culto religioso. É constituído por duas partes: a tampa, em forma da cabeça da ave e o receptáculo, com a fisionomia do corpo do pássaro de pé sobre as patas e com as asas sobrepostas sobre a cauda. O bico é adunco e os olhos têm material vítreo branco e preto incrustado.

Mesa-Bufete
Pau-santo e latão
Portugal, segunda metade do séc. XVII
Dim.: 86,0 x 176,0 x 110,0cm
Prov.: Colecção particular, Porto

Extraordinária mesa bufete de grandes dimensões, datável da segunda metade do séc. XVII, em pau-santo maciço, torneado e entalhado, com seis gavetas nas faces longas, característica que desvenda o seu uso como mesa de centro.

‘Bufete’ Table
Rosewood and brass
Portugal, second-half of the 17th century
Dim.: 86.0 × 176.0 × 116.0cm
Prov.: Private collection, Oporto

Punho de adaga monolítico em jade leitoso dito "mutton fat", decorado com delicado e rico trabalho de lapidação representando motivos florais - flores de lótus inseridas em campo delimitado por pequenas pétalas - padrão típico do reinado de Shah Jahan (1628 - 1658). O chape - pequena peça que decora a boca da bainha - segue o mesmo esquema decorativo.

Jade verde-claro
Índia, séc. XVII
Dim.:
Punho: 11,5 cm
Chape: 3,0 cm

Carlos II e Catarina de Bragança, Rei e Rainha de Inglaterra, Escócia e Irlanda
Faiança pintada a azul e vidrada
Holanda ou Inglaterra, ca. 1662

Charles II and Catherine of Braganza, Kind and Queen of England, Scotland and Ireland
Blue painted and glazed faience
Holland or England, ca. 1662

Dim.: 15,6 x 12,3 x 1,5 cm e / and 15,2 x 12,4 x 1,5 cm

Portugal
D.José, séc. XVIII (3º quartel)
Pau-santo com coxins de couro gravadp
Dim.: 43,5 x 52,0 x 52,0 cm

A pair of stools
D. José, 18th century (3rd quarter)
Rosewood with engraved leather drop-in seats
Dim.: 43,5 x 52,0 x 52,0 cm

Porcelana decorada a azul-cobalto. Grande pote bojudo com corpo de seis lóbulos, que se reflectem na base e no colo, imprimindo‑lhe uma configuração sextavada. De gargalo curto e direito, foi torneado numa porcelana branca, pesada e espessa e de vidrado brilhante, levemente azulado. A decoração, num azul‑cobalto profundo, distribui-se por cinco bandas horizontais de diferentes larguras, separadas por linhas brancas.

Páginas