Menino Jesus "Bom Pastor"

Nº de referência da peça: 
F1150

MENINO JESUS “BOM PASTOR”
Marfim
Indo-português (Goa), Séc. XVII
Alt.: 52,0 cm
F1150

The Child Jesus as The Good Shepherd
Ivory
Indo-Portuguese (Goa), 17th century
Height: 52.0 cm
F1150

Notável escultura do Menino Jesus Bom Pastor de extraordinária qualidade escultórica, delicadamente entalhada, realçando-se a minucia da peça, numa verdadeira talha de ourives assim como as suas dimensões.
A iconografia desta representação alude à parábola evangélica do Bom Pastor - Jesus, Fonte de Vida, vela por todos os seres e dá a Vida pelas suas ovelhas (João 10:11-18), com especial atenção àquelas que estão extraviadas – introduzindo, igualmente, alegoria ao episódio da Ovelha Perdida (Mateus 18:10-14; Lucas 15:1-7).
O Menino Jesus está sentado no topo de um monte rochoso, que se distribui por vários socalcos, repletos de ovelhas e de fontes com pássaros bebendo. Nele se destacam duas grutas: a do Presépio e a de Santa Maria Madalena, e ainda a representação dos Santos Evangelistas, da Virgem Maria e de São José.
Como em todos os “Bons Pastores” de origem indiana, o Menino está dormente em atitude meditativa. Do Budismo recolhe a atitude de êxtase, caracterizada pela expressão ausente: os olhos fechados, a face inclinada sobre a mão direita e os dedos apoiados nas têmporas. É de grande simbolismo esta posição meditativa, em que Buda atingiu a iluminação ao fim de 49 dias sentado à sombra de uma figueira.
Tem os cabelos em caracóis de madeixas, traçadas simetricamente formando óvulo arredondado, os olhos com pálpebras grossas, o nariz adunco de narinas destacadas e boca unida e em bico, características comuns à imaginária indo-portuguesa.
Envergando túnica de pastor em velo, formando losangos e debruada em ponta de diamante, cingida na cintura por cordão com nó e laçada, está retratado com os seus atributos tradicionais – o bornal ao tiracolo e a cabaça suspensa do cordão. Segura com a mão esquerda uma ovelha que repousa no seu regaço e O observa, enquanto outra está sobre o seu ombro. Calça sandálias finamente entalhadas.
O Menino está sentado sobre o penhasco com a perna esquerda rígida e a outra flectida com o pé sobre uma caveira, simbolizando o monte Gólgota – “Lugar do Crânio” – onde Jesus foi Crucificado, antecipando o seu martírio ou “Paixão”.
A peanha desdobra-se sob esta representação, num amplo panorama de cenas e personagens do Novo Testamento. Nela se representa a profunda alegoria de Cristo como Fonte de Vida. A simbologia destes montes é naturalmente cristã, aludindo ao Calvário e ao Presépio, mas sugere também a Montanha Sagrada do Hinduísmo, o Monte Meru, morada dos deuses hindus. A distribuição em socalcos onde sobressaem figuras cristãs, cujo volume lembra as torres gopurani dos templos indianos, construídos em degraus sucessivos do Monte Meru.
A ampla base rochosa desdobra-se em três níveis principais, sobressaindo uma grande gruta ao centro onde se representa a Natividade, com o Menino deitado nas palhinhas e uma ovelha a seus pés. Está Rodeado por Nossa Senhora e São José, ajoelhados e ladeados por um anjo, sob o olhar de dois pastores, que se encontram em pé, com oferendas: um, oferece uma taça com alimentos e, o outro, um cordeiro que traz aos ombros – representação arcaica de Jesus “o Bom Pastor”. No fundo da caverna, a vaca e o burro e, no intradorso do arco da abertura da gruta despontam três querubins.
Flanqueando esta cena central, duas grutas cercadas de folhas de palmeira, formando um arco. Na da esquerda, São Jerónimo, com o seu chapéu de cardeal pendurado numa árvore e o leão, animal que a ele se considera associado; está em tronco nu e de joelhos, rezando, apoiado na Cruz e batendo no peito com uma pedra, em sinal de arrependimento e contrição. Na da direita, São Pedro, sentado em meditação, com as mãos unidas e os dedos entrelaçados, a orar. Está ladeado por uma coluna, com um galo empoleirado (símbolo das três negações de Pedro).
No socalco intermédio e ao centro, encontra-se o Menino Jesus, já mais crescido, sentado e envergando túnica de Pastor, protegido por uma espécie de concha formada por folhas de palmeira. Em cada uma das Suas mãos, segura uma taça com a água, que dá de beber a uma ovelha. Ao Seu lado, o mesmo líquido jorra de duas bicas para dois grandes recipientes, saciando um par de aves. Ladeiam-No, dois Santos Evangelistas, com o livro e a pena nas mãos: á direita, São Marcos com o Leão a seus pés e, do outro lado, São Lucas com o Touro.
O nível superior está centrado na Fonte da Vida (Fons Vitae) sobrepujada por um pequeno anjo, de cujas mãos jorra a água da Redenção, que dá de beber a ovelhas e aves do Paraíso. Lateralmente, Virgem Maria e São José – os pais terrenos e adoptivos de Jesus – sobre o seu rochedo, acompanhados pelo olhar atento de uma ave. A ladeá-los encontramos os outros dois Evangelistas: á esquerda, São João com a águia, animal que mais perto voa do céu e que aqui carrega um cesto no bico e São Mateus com o anjo, completando a representação dos autores dos quatro evangelhos canónicos com os seus respectivos símbolos.
Na base da peanha uma caverna alongada com Santa Maria Madalena reclinada e contemplativa, em alusão à sua vida eremítica, decisão que tomou após a ascensão de Cristo ao céu (Ressurreição). A sua fisionomia repete as características comuns a esta imaginária: cabelos compridos e soltos, como renuncia aos bens e vaidades do mundo, indumentária cobrindo totalmente o seu corpo e reiterando a ideia de “decência”, imposta pelo Concilio de Trento (1545-1563). Está deitada sobre o lado direito, com a mão a suportar a face numa postura conhecida por mahaparanirvana, detalhe comum à representação de Buda quando pressente a hora da sua morte. A Cruz de Cristo à sua direita - segundo a lenda, plantada à entrada pelo Arcanjo São Miguel - está sobre uma caveira, símbolo de renúncia e da efemeridade da vida terrena. Na outra mão, o dedo indicador aponta para o Livro dos Textos Sagrados – o Novo Testamento – sinal de sabedoria e de vida como “escolha da melhor parte” .
A Santa está flanqueada por duas grutas onde se representam três animais: o cão – animal fiel por excelência - entre o coelho e a ovelha.
A montanha assenta num sucedâneo minuciosamente entalhado que alude ao Sacramento da Eucaristia – alimento espiritual que celebra a Morte e a alegria na Ressurreição de Cristo. Ao centro dois anjos recolhem o fruto da videira – símbolo que passou a designar o Messias - de onde se alimentam duas ovelhas afrontadas. Esta composição central é rodeada por um rebanho dos mesmos animais, comendo de outras cepas, orientados pelos seus pastores que erguem um olifante em sinal de chamamento, ajudados pelo cão, que habitualmente os acompanha.
O presente grupo escultórico destaca-se quer pela sua qualidade e conservação quer pela dimensão, não só na altura mas também na espessura, e ainda na delicadeza do entalhe. A esta excepcionalidade junta-se o curioso aspecto iconográfico, pleno de sentido no âmbito verdadeiramente indo-português, evocando sincretismos cristãos e budistas. Foi certamente produzido em Goa , a sede espiritual e temporal do Estado Português da India.

TERESA PERALTA

Bibliografia

• Bernardo Ferrão, Imaginária Luso-Oriental, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1982.

• Nuno Vassalo e Silva (ed) Marfins no Império Português, Lisboa, Scribe, 2013.

• Maria da Conceição Borges de Sousa, “Ivory cathechisms: Christian sculpture from Goa and Sri Lanka”, in Alan Chong (ed.), Christianity in Asia Sacred art and visual splendour (cat.), Singapure, Asian Civilisations Museum, 2016, pp. 104 – 111.

• Fundação Calouste Gulbenkian, A Expansão Portuguesa e a Arte do Marfim, F.C.G., 1991.

• Bernardo Ferrão de Tavares e Távora, Imaginária Luso-Oriental, Imprensa Nacional, Lisboa, 1983.

• Maria Cristina Osswald, O Bom Pastor na Imaginária Indo-Portuguesa, dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 1996.

The Child Jesus as The Good Shepherd
Ivory
Indo-Portuguese (Goa), 17th century
Height: 52.0 cm
F1150

Notable and unusually large sculptural composition depicting the Child Jesus as The Good Shepherd. Of exceptional technical and artistic quality, it evidences the carving, of almost goldsmithing mastery and detail.
The dense iconography of this depiction alludes to the evangelical parable of the Good Shepherd – Jesus as the Fountain of Life that watches over all beings and gives His life for His herd (John 10:11-18), particularly those who are weaker – as introduces equally a reference to the episode of the Lost Sheep (Matthew 18:10-14; Luke 15:1-7).
The Child is seated on the top of a rocky stepped hill populated by sheep and fountains where birds drink. On the lower sections two overlapping caves stand out, one for the crib and another for the repenting Mary Magdalene, and above these, ledges for the four Evangelists and for the Virgin Mary and Saint Joseph.
As is common to all Indian made “Good Shepherds” the Child is dormant in a meditative posture. From Buddhism he has absorbed the ecstatic attitude characterised by the absent expression: closed eyes, face resting on the right palm, fingers touching the temples. Of strong and evident symbolism, it was in identical posture that the Buddha reached His enlightenment at the end of 49 days meditating under the shade of a fig tree.
With hair symmetrically arranged in rounded curls, thick eyelids, hooked nose of marked nostrils and tight pointed lips, the figure reveals characteristics that are repeatedly present in Indo-Portuguese imagery. Attired in shepherd’s fleece tunic of lozenge pattern, trimmed in diamond motifs and tied by knot at the waist, and finely carved sandals, Jesus is portrayed with the traditional attributes - shoulder bag and cord suspended gourd - as well as with a sheep on His lap and another on His shoulder. He is seated on the cliff top with a rigid left leg and a flexed right leg with foot resting on a skull, in a discreet, yet clear allusion to the place of Crucifixion, the Mount Golgotha – “place of the skull” – as if in anticipation of His own martyrdom or “Passion”.
Beneath this depiction, the vertical stepped stand unravelling a broad panorama of New Testament scenes and characters. In it is represented the most essential allegory of Christ as Fountain of Life. Undoubtedly Christian and symbolically related to the Calvary and the Nativity, these stepped rocky platforms, with ledges on which rest the Christian figures, do also allude to Mount Meru, the sacred mountain and living place of the Hindu Gods , as well as to its symbolic representation, the stepped gopurani towers of Indian temples.
Standing out from the lower section of the three main tiers, a large cave with the Nativity scene. Centrally placed, The child in the manger with a sheep at His feet, is surrounded by the kneeling Virgin Mary and Saint Joseph and flanked by Angels and two shepherds with offerings. One with foodstuffs and the other with a lamb over the shoulder – the archaic depiction of Jesus The “Good Shepherd”. Towards the back, the cow and the donkey and, at the front, emerging from the cave entry arch, three cherubs.
On either side of this cave two smaller palm framed recesses. In the one on the left Saint Jerome, His Cardinal’s hat hanging from a tree and a lion, the attribute with which He is associated. Bare chested, kneeling in prayer and holding the cross, the figure is beating His chest with a stone, in regret and contrition. On the right recess Saint Peter seated in meditation with hands clasped in prayer. At His side a column surmounted by a cockerel, symbol of His three denials of Christ.
In the intermediate step, an older seated Jesus attired in shepherd’s tunic and protected by a shell like palm shelter, holds a bowl of water in each hand. A sheep drinks from the one on the right. On either side, water gushes from the fountains above into two large containers from which birds drink. He is flanked by two Evangelists, holding the book and the quill and accompanied by their respective attributes. Saint Mark’s lion and Saint Luke’s bull.
The upmost level is centred on the Fountain of Live (Fons Vitae) surmounted by an Angel, from whose hands gushes the Water of Redemption that is drank by sheep and birds of paradise. Standing on the rocky ledges on either side, The Virgin Mary and Saint Joseph – Jesus earthly and adoptive parents. Right behind Them, the two other Evangelists; Saint John with the Eagle, the animal that gets closer to heaven, and Saint Matthew with the angel, complete the representation of the four authors of the gospels.
Carved into the mount’s lowest section, a narrow long cave with a reclining and contemplative Mary Magdalene. Such depictions allude to her hermitic life, a decision she took following from Christ’s Resurrection, and repeat physiognomic characteristics that are common to this production; long, loose hair, symbolising her renouncing of worldly possessions and vanities, and long clothing that fully hides her body and reinforces the ideal of modesty imposed by the Council of Trent (1545-1563). She is leaning on her right with the hand holding the face, in a posture known as mahaparanirvana that is commonly seen in depictions of Buddha at the stage when He senses his approaching death. The Cross of Christ to her right – which according to legend was left by the Archangel Michael - is placed on a skull, symbol of renunciation and of the ephemerality of earthly life. The left index finger points to the Book of Holy Texts – The New Testament – in an allusion to knowledge and to the life chosen .
Magdalene is flanked by two recesses with three animals each; the most faithful dog pursuing a rabbit and, behind it, a sheep.
The whole composition rests onto a masterly carved substitute for the Sacrament of Eucharist - spiritual nourishment that celebrates the death and the joy of Christ’s resurrection. Centrally placed two angels picking grapes – symbolic allusion to the Messiah – that are simultaneously being eaten by a pair of face to face sheep. This small group is surrounded by a flock that eats from other grapevines while being guided by their shepherds, blowing oliphants, and their dogs.
Most certainly produced in Goa , the spiritual and secular centre of Portuguese India, this sculptural narrative stands out for its quality, unusual dimensions and preservation, as well as for its masterly carving. To this exceptionality must be added the curious iconography, full of meaning in a truly Indo-Portuguese context and illustrative of Christian and Buddhist syncretism.

TERESA PERALTA
Bibliography
• Bernardo Ferrão, Imaginária Luso-Oriental, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1982.

• Nuno Vassalo e Silva (ed) Marfins no Império Português, Lisboa, Scribe, 2013.

• Maria da Conceição Borges de Sousa, “Ivory cathechisms: Christian sculpture from Goa and Sri Lanka”, in Alan Chong (ed.), Christianity in Asia Sacred art and visual splendour (cat.), Singapure, Asian Civilisations Museum, 2016, pp. 104 – 111.

• Fundação Calouste Gulbenkian, A Expansão Portuguesa e a Arte do Marfim, F.C.G., 1991.

• Bernardo Ferrão de Tavares e Távora, Imaginária Luso-Oriental, Imprensa Nacional, Lisboa, 1983.

• Maria Cristina Osswald, O Bom Pastor na Imaginária Indo-Portuguesa, dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 1996.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Arte Cristã
  • Marfins

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.