Menino Jesus Salvador do Mundo
Menino Jesus de camilha, em marfim, impropriamente colocado sobre Orbis e peanha, passando a integrar a tipologia de Salvador do Mundo. De vulto pleno, calvo e de rosto oval, o nariz longo é aquilino, os olhos alongados, acentuados por matéria vítrea e a boca pequena, realçada por vestígios de pintura. As orelhas são bem desenhadas e realistas.
Tronco alongado, os braços e as pernas roliços com refegos, mãos e pés bem delineados. O braço direito, flectido, parece levar o dedo indicador à boca, característica dos Meninos de Camilha deitados. A imagem foi colocada sobre a Orbe Terrestre, adaptação que pode ter sido motivada pela insistência das missões jesuíticas na China, que desde Matteo Ricci e Michele Ruggieri, alegavam que esta representação significava um dos “estandartes da missionação e disseminação do cristianismo nos Novos Mundos” (Lopes, 2011, p. 331): o modelo de Cristo Salvador do Mundo.
Esta raríssima escultura é o exemplo mais marcante e interpretativo das miscigenações culturais, que experimentaram os espaços do Imperio português. O mesmo exemplar vigora no Catálogo Expansão Portuguesa e a Arte do Marfim, editado pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e a Fundação Calouste Gulbenkian, publicado em 1991, p. 95, fig. 233.
Marfim
Sino-português
Séc. XVII
Alt.: 14,3 cm
Ivory
Sino-Portuguese
17th c.
Height.: 14,3 cm
— KAIJIAN Tang, Setting off from Macau – Essays on Jesuit History during the Ming and Qing Dynasties, Brill, 2015, p. 185.
— RICCI, Matteo, Complete Works of Fr. Matteo Ricci, Vol. IV, Letters (II), p. 457.
— LOPES, Rui Oliveira, Arte e Alteridade confluência da Arte Cristã na India e no Japão séc. XVI a XVIII (Dissertação de Doutoramento em Belas Artes), 2011.
- Arte Colonial e Oriental
- Arte Cristã
- Marfins