Paisagem Invernosa

Nº de referência da peça: 
D1291

Guache s/ papel
China (Cantão?), séc. XVIII
Dim.: 95 x 143 cm
Prov.: Colecção Viscondes de Maiorca.

Snowscape
Gouache on paper
China (Canton?), 18th c.
Dim.: 95 x 143 cm
Prov.: Viscounts of Maiorca collection

Gouache on paper composition destined to decorating European interiors. The wintery scene portrays a village on two banks crossed by a stream. On the horizon a stone bridge joins the two margins.
The whole perspective structure draws the eye to a snow covered mountain in the distance, the composition being defined by the sandy coloured shades that seem to blend heaven and earth. The depth illusion is reinforced by the colour palette of red, blue, green and white in various grades of shading. Nature, apparently simplified by fine outlines, conveys rhythm and light; humankind’s attitudes, of lesser importance, are subjected to the crushing weight of the composition.
Along the river banks some geometrically drawn buildings and various indigenous inhabitants of mostly static and expecting expression. On the right two bamboo and board structured wooden buildings, possibly for official use, with two dignitaries standing by the windows.
On one, a figure in a fur collared, long, green silk tunic (Chang Pao) , normally fur lined for winter use, of horseshoe shaped cuffs that hide the hands. The cap, adorned with a white peacock feather, reveals his post as Brigade Commander for one of the “Eight Flags” – a Manchu administrative division.
The other serene looking figure, wears fur collared blue silk tunic. On the head a guanmao, the Qing dynasty official winter hat (nuanmao) of upturned brim and black top of red silk fringes, ending in an unidentified tassel .
On the opposite bank an imposing residential area. The main two storey building, most certainly a palace type home belonging to a high dignitary. On the roof the gable corners are upturned, an architectural detail of Chinese buildings. Ground floor columns and rafters (dougong) support the two gabled roof upper floor. On the side wall a ruyi sceptre, auspicious symbol of home protection that assumes equally a votive character to grant all wishes .
By the top floor window four dignitaries whose attire suggests high social status, their uniforms subject to specific rules imposed by the emperor himself in the official guide Huangchao liqi tushi 皇朝禮器圖 .
This main house is positioned in-between two other buildings. On the left, a smaller two gable roofed house in which stands a figure wearing a pink Chang Pao and a horseshoe sleeved nuanmao. The house to the right, most certainly a shop, displays a hanging rail with suspended fish and meat, a barrel and a tea pot. The assistant, seating at the corner, awaits his patrons.
Manchu era figurative wallpapers are characterised by complex and dense decoration, emphasizing the dynamic relationship between Humankind and Nature. The painting style is generally more decorative than the one adopted in previous periods.

Pintura a guache sobre papel e destinada à ornamentação de interiores arquitetónicos europeus.
A paisagem representa uma cena fluvial invernosa, com uma povoação atravessada por uma ribeira. Ao fundo, uma ponte de pedra une as duas margens, ao longo das quais é visível o conjunto habitacional.
Na estrutura perspética o campo de visão tem como ponto de fuga uma montanha totalmente coberta de neve. Toda a composição assenta em tons de areia, com uma certa uniformidade entre o céu e a terra. Os jogos de profundidade são reforçados pela paleta de cor, onde sobressai o vermelho, o azul, o verde e o branco, por vezes em degradê.
A natureza, aparentemente simplificada por finos contornos, transmite ao observador ritmo e luz; a atitude do homem, sempre de menor importância, está sujeita à imposição esmagadora que a composição obriga.
Nas margens do povoado observamos alguns edifícios, traçados à régua e vários habitantes com fisionomia nativa, que mostram maioritariamente uma expressão estática e expectante.
Na margem direita, as duas construções são em madeira, com estrutura em bambu e tábua, provavelmente estabelecimentos oficiais, sendo visível uma autoridade à janela em cada uma.
Num dos postos, encontra-se um figurante de pé, vestido com túnica de seda longa verde (Chang pao) , habitualmente forrada a pele e utilizada no inverno. A gola, também de pele é redonda e, as mangas ocultam as mãos, terminando em forma de ferradura (matixiu) e usa gorro com pena de pavão branca, - indicativo do posto de comandante da brigada de uma das “oito bandeiras” - divisão administrativa manchú.
A outra figura, de olhar sereno, veste túnica de seda azul com gola em pele; na cabeça usa um guanmao - gorro oficial usado durante o inverno na dinastia Qing (nuanmao) – com banda revirada e touca preta com franjas de seda vermelha, terminando em borla de difícil identificação .
Na outra margem identifica-se um imponente conjunto habitacional. O edifício principal, de dois andares, é seguramente uma casa apalaçada pertencente uma ilustre personalidade. Nos telhados, os cantos das águas são revirados, uma constante nas edificações chinesas. Colunas e cachorros (dougong) no andar térreo suportam o piso superior, que apresenta um telhado de duas águas. Sobressai na empena um símbolo auspicioso: o ceptro de ruyi, não somente para proteger o lar, mas também com caracter votivo, de realização de todos os desejos .
Á janela do andar cimeiro, quatro oficiais com indumentária sugestiva de posição hierárquica elevada. Os uniformes por eles utilizados, estavam sujeitos a regras rígidas, impostas pelo imperador, num guia oficial Huangchao liqi tushi 皇朝禮器圖 .
Duas construções ladeiam a casa principal. À esquerda, a mais pequena, tem telhado de duas águas e no interior, uma figura traja um Chang Pao rosado e um nuanmao, com manga em “casco de cavalo”. Do outro lado, um estabelecimento comercial onde é visível um varão com peixe e carne suspensos, uma pipa e um bule. O vendedor, sentado a um canto, aguarda pacientemente o cliente.
Os papéis de parede figurativos da época manchú caracterizam-se por uma decoração complexa e densa, com enfâse na relação dinâmica entre o Ser Humano e a Natureza. O estilo de pintura utilizada é mais decorativo do que o utilizado em épocas anteriores.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Diversos

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.